terça-feira, 15 de setembro de 2009

O Pai me enviou

PRIMEIRA IGREJA
PRESBTERIANA
DE ITAPERUNA

Assim como
O Pai me enviou
(João 20:21)
Igreja Presbiteriana: 150 anos de história
12 de agosto de 1859, manhã de sexta feira: um jovem missionário, de 26 anos, chegava a um país grandioso, imperial, reinado por dom Pedro II. “É um lugar lindo, o mais singular e radiante que jamais vi (...) estou pronto para desembarcar”, relatou Ashbel Green Simonton em seu diário.
Em 1859 Simonton encontrou uma terra que já desfrutava de certa liberdade religiosa e aceitava a presença de protestantes em seu solo “cheguei ao meu novo lar e campo de trabalho”, resumiu o pastor. Em seu diário, o missionário mal conseguiu descrever suas sensações perante o desejo de desembarcar no Rio de Janeiro. Estava feliz e, ao mesmo tempo, sentia temor perante o tamanho de sua responsabilidade. Apesar de não falar o idioma português, o pastor logo iniciou seus trabalhos e fez seus primeiros contatos com estrangeiros. Até a data de seu falecimento, em 1867, o missionário presenciou fatos importantes da época, tais como o lançamento do primeiro periódico protestante do Brasil – a Imprensa Evangélica, organização do Presbitério do Rio de Janeiro, e a criação de um seminário tecnológico.
De 12 de agosto de 1859 a 12 de agosto de 2009, muito se pode dizer a respeito de IPB. A instituição expandiu, cresceu e consolidou suas bases no Brasil. Hoje traz à memória sua trajetória de vida e reflete a respeito do tamanho de responsabilidade de expandir o reino de Deus pela propagação do evangelho – a mesma descrita por Simonton há 150 anos – e dar continuidade à missão traçada por seus pioneiros.
(Alderi Souza Mattos – Site da IPB WWW.ipb.org .br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário